Descobertas recentes sobre os benefícios para a saúde do consumo de castanhas e frutas secas

Castanhas e frutas secas fazem parte da dieta humana desde tempos pré-históricos. São alimentos ricos em nutrientes e constituem um meio excelente de fornecer compostos bioativos que promovem a saúde. Desse modo, são importantes itens de lanches saudáveis, além de serem parte de muitas receitas tradicionais e novas da gastronomia mundial.

O consumo frequente de castanhas e/ou de frutas secas é altamente recomendado para extrair todo o benefício dos nutrientes, bioativos e antioxidantes que elas contêm, além de seu sabor delicioso.
Cientistas do CIBEROBN-Instituto de Salud Carlos III de Madri analisaram os bioativos das castanhas e frutas secas, destacando seus benefícios para a saúde. 

“Os macronutrientes, micronutrientes e outros compostos bioativos para a promoção da saúde que as castanhas e as frutas secas contêm podem contribuir sinergicamente para modular o risco de doenças cardiometabólicas e de outras doenças não transmissíveis, por meio de vários mecanismos”, dizem os cientistas.

Pesquisas experimentais, estudos prospectivos e ensaios clínicos com humanos relataram os efeitos benéficos do consumo de castanhas em vários resultados para a saúde, enquanto os benefícios das frutas secas foram menos explorados.

“Esta análise resume as recentes descobertas quanto aos constituintes bioativos, alegações e benefícios para a saúde proporcionados pelas castanhas e frutas secas, além de também discutir seu grande potencial como alimentos saudáveis no combate a várias doenças que afligem os seres humanos”, concluíram os cientistas.

Fonte: Cesarettin Alasalvar, Jordi-Salas Salvadó, Emilio Ros, ‘Bioactives and health benefits of nuts and dried fruits’, 2020, Food Chemistry, Volume 314, 126192.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *