CASTANHA DE CAJU

O cajueiro é uma árvore originária do Nordeste brasileiro que pode chegar a ter dez metros de altura. Ele produz um fruto (a castanha-de-caju) e um pseudofruto muito conhecido (o caju). Tanto o caju quanto a castanha-de-caju contêm diversas propriedades que oferecem benefícios à saúde.

As oleaginosas podem ser pequenas, mas carregam dentro de si um grande número de nutrientes benéficos. A castanha-de-caju é uma delas. Saiba mais sobre essa castanha cujo consumo moderado não só não engorda como ajuda a melhorar o transporte de oxigênio pelo corpo e a saúde dos ossos, entre outros benefícios.

 

Componentes da castanha-de-caju

Gorduras Insaturadas

Por ser uma oleaginosa, a castanha-de-caju possui gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que são conhecidas por ajudar a controlar os níveis de colesterol, reduzindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom). Além disso, as gorduras insaturadas são capazes de reduzir os triglicérides no corpo – eles são as gorduras presentes no corpo usadas para fornecer energia. Quando em excesso, os triglicérides são armazenados no tecido adiposo como reserva energética e se transformam nas conhecidas “gordurinhas”.

Sais minerais

castanha-de-caju possui muitos sais minerais essenciais, entre eles cobre, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio e zinco.

Possui também vitaminas C, do complexo B, E, K

Benefícios da castanha-de-caju

Em suma, a castanha-de-caju possui antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres que, quando em excesso, podem oxidar células saudáveis.

Além disso, a castanha-de-caju possui substâncias que proporcionam benefícios, como facilitação do transporte de oxigênio e nutrientes; melhora da saúde do coração e dos ossos, redução do colesterol ruim e aumento do colesterol bom, melhora do sistema imunológico, de funções neuromusculares e aumento de energia. Além de conter muitas vitaminas e sais minerais.

Fontes: HealthlineOrganic FactsNutrition and YouMedlinePlus