MACADÂMIA

A Macadâmia( Macadamia Integrifolia ou Macadamia Tetraphyla ) possui  uma amêndoa de cor creme na parte interna, envolvida por uma casca de coloração marrom. Amêndoa e casca formam o conjunto chamado de “noz” e esta, por sua vez, quando envolvida pelo carpelo, casca de cor verde que protege a noz, constitui o que se chama de “fruto”

Descoberta nas florestas de Queensland , Australia , no final do século 19 , a noz-macadâmia, no entanto, já era fonte de alimento aos habitantes locais durante  muitos séculos .

 A Noz Macadâmia se consagrou como a “rainha das nozes” ,sendo considerada a mais fina das Nozes ,por seu sabor suave e amanteigado , textura agradável e benefícios à saúde, levando aqueles que a experimentam  a se apaixonarem por este produto.

É consumida principalmente  in natura ou  como snack  ,torrada e salgada ou   ainda recoberta com chocolates .

Sendo muito versátil e de grande valor nutritivo, a Macadamia  adiciona saudabilidade e sofisticação, levando a “premiumnização”, dos produtos onde é adicionada como ingrediente   na composição de produtos  finos, como pães, doces, chocolates, sorvetes e tortas , assim como substituir o leite animal  no preparo de leite, iogurtes e  queijos vegetais .

 A partir dos resultados das pesquisas comprovando as qualidades nutricionais e benefícios à saúde, o consumo das nozes em geral e com destaque para a Noz Macadâmia cresceu significativamente

Macadâmias não engordam

“Ao contrario do conceito que as Nozes engordam , vários estudos internacionais mostram que as pessoas que consomem Nozes (incluindo Nozes Macadamias) como parte de uma dieta saudável ,  tendem a serem mais magras e ganham menos peso a longo prazo . Os cientistas encontraram varias razões porque as Nozes como as Macadamias não causam ganho de peso .” (Austalian Macadamia Society website.)       

O grande diferencial da macadâmia em relação às demais nozes está em suas maiores quantidades de gorduras mono não saturadas com valores elevados dos Ômegas: 3,6,7 e 9 que auxiliam no controle do colesterol e triglicerídeos..  (Ácidos Oleico e Palmitoleico ) Também são ricas em fitoquímicos, fibras , proteínas , minerais e vitaminas.

Com relação as suas propriedades nutricionais, uma porção de 100 g de nozes contem 718 calorias e apresenta 13,82 g de carboidratos (sendo 8,6 g na forma de fibras), 7,91 g de proteínas e 75,77 g de gorduras (sobretudo do tipo monoinsaturada, que é responsável por alguns dos benefícios da macadâmia).

 A Macadâmia é rica em vitaminas do complexo B. As mesmas 100 g fornecem 100% dos níveis diários recomendados de tiamina, 21% dos de piridoxina, 15% dos de niacina e ácido pantotênico, 12% dos de riboflavina e 3% dos de ácido fólico. Além destas, ela também possui pequenas quantidades de vitaminas C e E.

Estas  nozes ainda são uma excelente fonte de minerais, tanto em termos qualitativos como quantitativos: 100 g suprem em 180% as recomendações diárias de manganês, 84% as de cobre, 46% as de ferro, 32,5% as de magnésio, 27% as de fósforo, 11% as de zinco, 8,5% as de cálcio, 8% as de potássio e 6,5% as de selênio.

Noz Macadâmia no Brasil

No Brasil, a macadâmia foi introduzida em 1935 mas só  a partir dos anos 90 com o desenvolvimento das indústrias processadoras a cultura se consolidou como nova opção econômica para o agronegócio.

Hoje, o Brasil possui 7 000 hectares plantados com a espécie Macadamia integrifolia distribuídos em 7 estados . O parque de processamento é formado por três unidades de médio porte que, juntas, beneficiam ~80% da safra brasileira e vinte de pequeno porte. (sugiro aqui colocar  links para o site  das processadoras  associadas )

Os principais estados produtores são São Paulo, Espírito Santo , Minas Gerais., Rio de Janeiro e Bahia .

Planta originária da Austrália pode, quando adulta, chegar a 20 metros de altura. Começa a produzir no quarto ano de idade, com longevidade produtiva de 40 a 50 anos.

NOZ MACADÂMIA – INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS – SEMENTE CRUA – POR 100g

Energia 3080kJ
Proteina 9.2g
GORDURAS TOTAIS 74.0g
– monosaturadas 60g
– polisaturadas 4.0g
– saturadas 10.0g
ASH (minerais) 1.3g
CARBOIDRATOS TOTAIS 7.9g
– açúcares 4.6g
– fibra dietetica 6.4g
– colesterol Nil
– calcio 64mg
– potassio 410mg
– sodio 2mg
OLEO (composição por 100g) 75g
– Saturado 2%
– Monosaturado 84%
– Polisaturado 4%
Proteina 9g
Carboidrato 9.3g
Fibra 2.0g
Minerais 1.6%
Energia 2960kJ

Fontes :

– Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal-SP, v 36, n  1 ,pg 39-45, 2014.   O cultivo da Macadamia no Brasil -Pedro Luis Toledo Piza e Leonardo Massaharo Moriya .

– Australian Macadamia Society – News Bulletin, Vol. 28, N o 6, novembro/2001 –  Macadamia : A Noz Saudável -Ian MacConachie

-Australian Macadamia Society -Eating Macadamias to improveEm breve…