NOZ PECAN

As nozes pecan são frutos que crescem em árvores verdes e exuberantes encontradas principalmente nas regiões Sudeste, Sul e Central dos EUA e no México.

No Brasil ela é cultivada principalmente no Rio Grande do Sul. Em Cachoeira do Sul-RS, tem-se o maior nogueiral da América do Sul.

Essa variedade de noz é muito parecida com as outras, em que o fruto é composto por uma casca e uma semente carnuda.

A noz pecan  é uma fonte de gorduras saudáveis essenciais à manutenção de processos metabólicos importantes envolvidos principalmente na saúde do cérebro e do coração, servindo também  para o tratamento e prevenção de diversas condições de saúde.

Propriedades

Devido às suas inúmeras propriedades nutricionais, antioxidantes e anti-inflamatórias, as nozes pecan tornam-se um item indispensável na dieta de quem preza pela qualidade de vida e saúde sempre em dia.

O valor nutricional da noz pecan é algo impressionante. Ela apresenta 11 vitaminas essenciais ao organismo humano e apesar de ser rica em gordura e muito calórica, ajuda também na manutenção do peso, já que todo seu conteúdo é aproveitado pelo corpo para processos metabólicos e geração de energia. A noz pecan também apresenta diversos minerais importantes para o bom funcionamento do organismo.

Uma porção de cerca de 30 gramas de nozes pecan apresenta cerca de: 193 calorias, 3,9 gramas de carboidratos, 2,6 gramas de proteína, 20,2 gramas de gordura e 2,7 gramas de fibra. Dentre as vitaminas e minerais, essa mesma porção de nozes pecan apresenta 1,3 miligramas de manganês (63% do valor diário recomendado = 17% VD), 0,3 miligramas de cobre (17% VD), 0,2 miligramas de tiamina (12% VD), 33,9 miligramas de magnésio (8% VD), 1,3 miligramas de zinco (8% VD), 77, 5 miligramas de fósforo (8% VD), 0,7 miligramas de ferro (4% VD), 0,1 miligramas de vitamina B6 (3% VD) e 115 miligramas de potássio (3% VD).

Fonte: Revista Boa Forma