A ABNC (Associação Brasileira de Nozes e Castanhas) participou da 17ª edição da Naturaltech, considerada a maior feira de produtos naturais, orgânicos e veganos da américa latina, que aconteceu entre os dias 14 e 17 de junho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Para o presidente da associação, José Eduardo Camargo, o evento é muito importante para a entidade, pois são estabelecidos contatos com profissionais de diversas áreas de atuação. “Aqui os nutricionistas podem conhecer mais sobre os produtos, chefs de cozinha, varejistas, indústrias. É uma oportunidade de apresentarmos o que temos e conhecer novos clientes”, explica.
Em seu estande na feira, a ABNC pode contar com seis associados que expuseram seus produtos: Amazon Brazil Group, Divinut, Caíba, QueenNut, EcoNut e Labra.
Para os expositores, o evento deste ano foi melhor que no anterior, com muito mais visitantes. “Esse é o segundo ano que participo, nós trabalhamos com castanhas do Pará orgânicas. Elas são de cultivo, não de extrativismo, então está sendo ótimo para a divulgação do produto e na geração de contatos om revendedores e distribuidores”, comenta Alice Vergueiro, representante da EcoNut.
Diana Oliveira, da Dininut, também aposta no evento para a divulgação das nozes pecã. “Nossas nozes são da região do sul, atendemos todo o Brasil, além de exportarmos para os Estados Unidos, Grécia e Dubai.”
A QueenNut trouxe para a Naturaltech a noz macadâmia e comemorou a presença no evento mais uma vez. “Estar nessa feira é muito importante para uma empresa como a Queennut. Aqui temos a oportunidade de rever clientes tradicionais e de encontrarmos novos compradores”, explica a diretora da marca, Teka Camargo.
Para Bianca Cunha, representante da Labra, o principal objetivo da feira é expandir e difundir as informações sobre a castanha do baru. “A baru é um produto nativo brasileiro, então é uma maneira de conservar essa semente do nosso bioma, e, se comparar as outras castanhas, ela tem uma maior quantidade de proteína, fibras, além de ser rica em zinco, magnésio, cálcio e ferro. É considerado um super alimento pelas propriedades que tem.”
O foco do evento para a Amazon Brazil Group foi a capacitação de novos clientes. “Nosso alvo são as indústrias que se interessam pela essência da Amazon. Atualmente nosso foco é a Europa, mas já exportamos para China, Japão e outras nações da Ásia”, explica Maiara Denardi, representante do grupo.
Já para os estreantes na feira, o propósito da Caíba é se fazer conhecida para um maior número de pessoas. “A gente está muito nichado só na casa da castanha, então muitas indústrias menores acabam não nos conhecendo. Trouxemos para o evento azeite de castanha, a farinha desengordurada e também a farinha de castanha do Pará, que pode ser usada em bolos e sorvetes”, comenta Ellon Lobo.