Mais de 70 palestrantes especialistas convidados conduziram discussões sobre o setor, abordando tópicos como sustentabilidade, previsões de safras, oferta e demanda, benefícios para a saúde e esforços para aumentar o consumo.
Destaques da Conferência on-line INC 3D: https://youtu.be/uOCBRJOilOc
2 de junho de 2021. O International Nut and Dried Fruit Council (INC) acaba de encerrar sua Conferência On-line INC 3D 2021, que aconteceu entre 25 e 27 de maio. A conferência reuniu mais de 1.300 profissionais do setor de nozes, castanhas e frutas secas de mais de 70 países de todo o mundo.
A conferência teve sessões de grupos de trabalho altamente informativas para cada produto sob o guarda-chuva do INC, que trataram de tópicos como previsões para a próxima safra, oferta e demanda, consumo e muitos outros assuntos importantes, como sustentabilidade, tarifas e o impacto da COVID-19 no setor de castanhas e frutas secas. A demanda em todo o setor continua a crescer e há um aumento dos esforços para manter o crescimento do consumo. Apesar dos muitos desafios impostos pela COVID-19, também surgiram
oportunidades, como o aumento dos lanches, o uso como ingrediente, a panificação doméstica e um foco maior em alimentos saudáveis. Os grupos de trabalho também discutiram a importância crescente da sustentabilidade e os esforços que estão sendo feitos pelo setor para aumentar as atividades sustentáveis. Os especialistas do setor também abordaram os desafios de transporte e logística, juntamente com o impacto da mudança climática nas safras.
A previsão é que a produção de castanhas em 2021/2022 atinja níveis semelhantes aos da safra anterior: a produção global é estimada em 5,2 milhões de toneladas métricas (amêndoas, castanhas do pará, castanhas de caju, avelãs, macadâmias, nozes pecãs, pinhões e nozes na forma de grão; pistache com casca), com incrementos anuais esperados entre 16% e 3% para a produção de pinhões, avelãs, macadâmias, pecãs, nozes e amêndoas, principalmente com base no aumento da área plantada e/ou da produtividade. As mudanças climáticas, principalmente as secas e as geadas, podem impactar alguns resultados das safras.
Da mesma forma, prevista em 47,8 milhões de toneladas métricas (base com casca), a produção global de amendoim também deve permanecer dentro da faixa da estação anterior. As perspectivas para os volumes gerais e qualidade são otimistas. Impulsionados pelas tendências de dietas saudáveis e à base de vegetais, o consumo de lanches e novos produtos tem aumentado tanto na Europa quanto na Argentina, embora o mercado de exportação continue sendo o foco principal dessa origem. O mercado doméstico chinês, tradicionalmente dominado pelo consumo de óleo, também está registrando algum crescimento dos produtos como lanches e ingredientes.
Principalmente devido a um incremento esperado de 34% e 11% na produção global de ameixas e tâmaras, respectivamente, a previsão da produção total de frutas secas (tâmaras, damascos secos, cranberries secos adoçados, figos secos, ameixas secas e uvas-passas – raisins, sultanas e groselhas) para 2021/22 é de 3,1 milhões de toneladas, um aumento de 7% em comparação com 2020/21. Espera-se que a sobra de estoque seja reduzida em 7% a partir de 2021/22 e que a oferta e a demanda globais estejam equilibradas. As vendas no varejo aumentaram em 2020 como resultado dos lockdowns.
Além disso, os participantes puderam assistir às sessões sob demanda da Nutfruit & Immunity, abordando os benefícios para a saúde do consumo de castanhas, nozes e frutas secas no contexto da COVID-19, Nutfruit & Sustainability, abordando como a indústria de nozes e frutas secas pode ajudar a alcançar as Metas atualizadas de sustentabilidade da ONU e a Atualização dos Programas de Marketing do Setor, destacando as incríveis campanhas de marketing atualmente em andamento em todo o mundo que promovem o consumo de nozes e frutas secas. A conferência também ofereceu sessões de patrocinadores e um salão de exposições, proporcionando aos patrocinadores do evento uma conexão direta com os participantes para apresentar soluções de negócios. Todas as sessões estavam disponíveis no Nutflix, que serviu como um local centralizado para assistir a todas as sessões da conferência.