Castanhas e frutas secas fazem parte da dieta humana desde tempos pré-históricos. São alimentos ricos em nutrientes e constituem um meio excelente de fornecer compostos bioativos que promovem a saúde. Desse modo, são importantes itens de lanches saudáveis, além de serem parte de muitas receitas tradicionais e novas da gastronomia mundial.
O consumo frequente de castanhas e/ou de frutas secas é altamente
recomendado para extrair todo o benefício dos nutrientes, bioativos e
antioxidantes que elas contêm, além de seu sabor delicioso.
Cientistas do CIBEROBN-Instituto de Salud Carlos III de Madri analisaram os
bioativos das castanhas e frutas secas, destacando seus benefícios para a
saúde.
“Os macronutrientes, micronutrientes e outros compostos bioativos para a promoção da saúde que as castanhas e as frutas secas contêm podem contribuir sinergicamente para modular o risco de doenças cardiometabólicas e de outras doenças não transmissíveis, por meio de vários mecanismos”, dizem os cientistas.
Pesquisas experimentais, estudos prospectivos e ensaios clínicos com humanos relataram os efeitos benéficos do consumo de castanhas em vários resultados para a saúde, enquanto os benefícios das frutas secas foram menos explorados.
“Esta análise resume as recentes descobertas quanto aos constituintes bioativos, alegações e benefícios para a saúde proporcionados pelas castanhas e frutas secas, além de também discutir seu grande potencial como alimentos saudáveis no combate a várias doenças que afligem os seres humanos”, concluíram os cientistas.
Fonte: Cesarettin Alasalvar, Jordi-Salas Salvadó, Emilio Ros, ‘Bioactives and health benefits of nuts and dried fruits’, 2020, Food Chemistry, Volume 314, 126192.