Entre os dias 20 e 21 de outubro de 2022, os principais pesquisadores do mundo se reuniram para a NUTS 2022, em Reus, Espanha, na sede do Conselho Internacional de Nozes e Frutas Secas (INC). O evento foi presidido pelo Prof. Jordi Salas-Salvadó, Presidente do Fórum Mundial de Pesquisa e Disseminação de Nutrição da INC e Professor Distinto de Nutrição e Pesquisador da ICREA-Acadèmia na Universitat Rovira i Virgili, e reuniu 25 pesquisadores e professores de Universidades da Europa, Autrália, Brasil, Canadá, Irã, Turquia, Reino Unidos e Estados Unidos.
As discussões serviram para responder lacunas, levantar novos tópicos, necessidade e oportunidades em pesquisas para o futuro. Os efeitos do consumo de nozes e frutas secas ganharam força nos últimos anos, e apoiados por evidências científicas crescentes, têm sido associados a uma infinidade de benefícios para diversos problemas de saúde, como aspectos cardiovasculares, diabetes, controle de peso, lipoproteínas e dislipidemia, inflamação e oxidação, saúde intestinal, envelhecimento e cognição, e algumas formas de câncer.
No encontro, destacou-se como deve ser feito um esforço conjunto para ajudar a conscientizar a importância de incluir nozes e frutas secas como parte de uma dieta saudável. Os benefícios das nozes são abrangentes e incluem uma variedade de nutrientes, gorduras mono e poliinsaturadas, fibras, vitaminas, minerais, polifenóis e antioxidantes, todos com efeitos benéficos para a saúde, e frutas contêm nutrientes essenciais e compostos bioativos que promovem a saúde, como antioxidantes.
Entre as futuras linhas de pesquisa discutidas no encontro, os participantes destacaram o potencial papel das nozes e frutas secas na prevenção do diabetes, que é de particular relevância na atualidade no mundo. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, existem atualmente 537 milhões de pessoas em todo o mundo com diabetes, e esse número deve chegar a 700 milhões de pessoas até 2045. A prevalência está aumentando em todo o mundo, levando a mais de 4 milhões de mortes a cada ano, e em países como China e Índia, o número de mortes atribuíveis ao diabetes é extremamente alto: 1,4 milhões e 648.000 pessoas, respectivamente. Medidas de estilo de vida e uma dieta saudável mostram eficácia na prevenção ou retardo do diabetes tipo 2, que é o tipo mais comum.