O turismo rural nunca esteve tão em voga como nos últimos tempos e é algo que vem fazendo parte do comportamento e da cultura do homem da terra que passou a adotar um estilo de vida, na qual, se alia a produção a uma economia sustentável.
E quando chegamos à Fazenda Santa Ana, situada às margens do Rio de Contas em Itacaré –BA, é isso que encontramos, um verdadeiro santuário de natureza preservada, que agrega a produção de cacau, açaí e o trabalho da pecuária numa estrutura agrosilvopastoril, exclusivamente orgânica. ”Trabalhamos com os derivados do leite, do cacau e do açaí. As pessoas quando vêm nos visitar querem ver todo esse processo”, diz o proprietário, Edgar Morbeck. Ele, que é médico, comenta que o turismo rural é uma realidade a n&iac ute;vel nacional e internacional.
No local encontramos produtos diferenciados, como o cacau de excelência com premiação internacional (2011/2012 e 2013), um dos motivos que fez com que o Dr.Edgar apostasse no turismo rural. “Decidimos fazer o nosso próprio chocolate e abrir as portas para as pessoas conhecerem todo o trabalho que é feito na fazenda”, declara.
O cacau é produzido em completa harmonia com a natureza, combinando produtividade com preservação ambiental, redução de gases de efeito estufa. Consorciado com árvores frutíferas, o cacau produzido na Fazenda Santa Ana é o Trinitário, cruzamento do Criollo e Forastero.
Ele é transformado em um produto de excelente qualidade através dos bons tratos culturais, fermentação e secagem. O cacau é colhido cuidadosamente à mão, e com isso, o fruto não sofre danos. As amêndoas passam pelo processo de fermentação de cocho de madeira, e são secas ao sol uniformemente, mantendo aroma e qualidade únicos, e armazenado em local adequado. As amêndoas partem ainda pelo rigoroso trabalho de classificação para que chocolate seja uma explosão de perfume, e depois de corpo, que persiste e perdura para al&eac ute;m do prazer da boca, o que torna o chocolate Morbeck um dos melhores alimentos. Com isso, conquistamos diversos prêmios pela qualidade e diferencial da nossa produção. As amêndoas que fazem Chocolate Morbeck são consideradas como as melhores amêndoas, pelo bom equilíbrio com notas cruzadas e de especiarias, com produção 100% orgânica e sem o uso de agrotóxicos, fertilizantes solúveis, ou produtos elaborados sinteticamente. Seguimos rigorosamente a lei da conservação das massas, pois produzimos o nosso próprio biofertilizante a partir da casca de cacau e dejetos bovinos, que viram compostagem para biodigestor e depois é utilizados na adubação foliar dos cacaueiros.
O Brasil está entre os cinco maiores mercados consumidores de chocolate no mundo. Mesmo com um consumo tímido em relação ao mercado europeu (o país consome apenas 2,8 kg por pessoa ao ano, enquanto a Alemanha e a Bélgica possuem um consumo per capita de 7,5 kg), a produção brasileira é forte, tendo produzido cerca de 756 mil toneladas de chocolate em 2020, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Amendoim e Balas (ABICAB).
Alguns pontos que favorecem a produção brasileira de chocolates é ter disponível em território nacional as principais matérias-primas do produto, que são o cacau, o açúcar e o leite. Só com a produção de cacau, o país movimenta cerca de US$ 12 bilhões anualmente, com cerca de 4 milhões de toneladas do fruto.
Hoje, você pode encontrar os produtos Santa Ana e Chocolate Morbeck no centro de Itacaré, na loja Chocolate Morbeck. O endereço é na R. Pedro Longo, 182 – Itacaré, BA, 45530-000, Brazil
Bibliografia:
Fernanda Sepulveda
Terra.com
Links:
Localização da Fazenda: https://goo.gl/maps/xJYZyMtFoc3GKhnv5
Localização da Loja Chocolate Morbeck: https://g.page/chocolatemorbeck?share
www.fazendasantaana.com.br
Redes Sociais:
@chocolate.morbeck
@fazendasantaanaitacare
LEIA ESTA E OUTRAS MATÉRIAS NA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL “NUTS EM FOCO”