O turismo rural nunca esteve tão em voga como nos últimos tempos e é algo que vem fazendo parte do comportamento e da cultura do homem da terra que passou a adotar um estilo de vida, na qual, se alia a produção a uma economia sustentável.
E quando chegamos à Fazenda Santa Ana, situada às margens do Rio de Contas em Itacaré –BA, é isso que encontramos, um verdadeiro santuário de natureza preservada, que agrega a produção de cacau, açaí e o trabalho da pecuária numa estrutura agrosilvopastoril, exclusivamente orgânica. ”Trabalhamos com os derivados do leite, do cacau e do açaí. As pessoas quando vêm nos visitar querem ver todo esse processo”, diz o proprietário, Edgar Morbeck. Ele, que é médico, comenta que o turismo rural é uma realidade a nível nacional e internacional.
No local encontramos produtos diferenciados, como o cacau de excelência com premiação internacional (2011/2012 e 2013), um dos motivos que fez com que o Dr.Edgar apostasse no turismo rural. “Decidimos fazer o nosso próprio chocolate e abrir as portas para as pessoas conhecerem todo o trabalho que é feito na fazenda”, declara.
O acesso ao local é em caráter DayUse, no qual os turistas passam o dia explorando a diversidade da mata atlântica e visitando os locais de produção, onde degustam o chocolate Morbeck, com teor de cacau a 70% que é vendido para o mundo inteiro. ”É um cacau com bom equilíbrio e notas frutadas de especiarias”, diz.
Além disso, eles também experimentam o açaí e os produtos derivados do leite, estes, produzidos em pequena escala e comercializados apenas em Itacaré e Serra Grande. Já as amêndoas de cacau são vendidas para todo o Brasil. Uma particularidade é que por lá não se trabalha com turismo de massa. “Fechamos com no máximo, 10 pessoas por grupo pra não quebrar a harmonia entre animais, plantas e o homem”, comenta.
Mas a Fazenda Santa Ana ainda esconde muitas belezas e paisagens que só podemos conhecer através das trilhas. São três tipos: uma para pessoas da terceira idade, outra para pessoas mais dispostas. As que esbanjam energia vão até o início da floresta para uma trilha mais pesada, que leva em média quatro horas para ser percorrida. Mas no final o turista tem uma recompensa: se depara com uma cachoeira de 60 metros de altura, um presente da natureza e um privilégio para poucos.
Os produtos Morbeck são cultivados na Fazenda Santa Ana, com agricultura 100% orgânica e sustentável. O resultado é um chocolate 70% cacau, Bean to Bar, vegano e uma linha de produtos naturais e saudáveis. Todos os produtos são encontrados na Loja Morbeck, em Itacaré.
Chocolate 70% cacau, 100% orgânico.Produto vegano, artesanal e sustentável, produzido na Costa do Cacau. Temos nos tamanhos 30g, 90g, 150g e 180g.
Nibs de Cacau Orgânico são as amêndoas de cacau trituradas, ou seja, contém todas as propriedades do chocolate 100% cacau.
O Nibs pode ser consumido em saladas, açaí, vitaminas, bolos, sobremesas, com frutas, etc.
Fabricados nos tamanhos 250g, 500g e 1kg. Também encontrados na versão caramelizada.
Amêndoas cultivadas, colhidas e transformadas através de processo 100% orgânico e artesanal.
As amêndoas são selecionadas e premiadas no Saloon du Chocolat.
Temos versões caramelizadas e torradas.
@chocolate.morbeck
@fazendasantaanaitacare
www.fazendasantaana.com.br
morbeckorganicos@outlook.com.br
Loja Chocolate Morbeck, Rua Pedro Longo, nº 182, Itacaré, Bahia,
CEP 45530000
+55 73 98127-8127