Frutífera como alternativa econômica boa para produtores localizados nos microclimas tropicais que acontece nas margens dos rios Uruguai, Chapecó, das antas, Irani e mais de 40 barragens existentes na região.
Iniciou-se em 1996 estes trabalhos por aqui com a Epagri de Itajaí introduzindo plantios de bananas e depois com abacaxi, maracujá, palmitos Jussara, acerola e hoje com novas introduções de cultivares como bacupari, café, tamarindo, caju, lichia, butiá, Pitaia, macadâmia e outras mais.
Pensando sempre na mão de obra disponível, clima favorável, indicação geográfica das instituições oficiais é possível sim orientar alguns produtores nestas regiões onde não ocorre geadas fortes ou frios intensos.
A Macadâmia, rainha das nozes, plantada em Itá SC, na propriedade do Sr. Nilo de Barba, e com orientação boa do técnico Edilson Zanluchi.
pode-se comprovar sim, pela demanda existente e preços compensadores, mesmo iniciando suas produções a partir do 5o. ou 60. ano. com 15 kg/ planta e 300 plantas por há, é altamente lucrativa.
Fonte: Divinut