O mercado de alimentação saudável se mobilizou entre os dias 11 e 14 de junho com a realização da Naturaltech 2025, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Com a participação de empresas dos mais variados elos que formam essa corrente, a maior feira da América Latina voltada ao mercado de produtos naturais, orgânicos e saudáveis contou com mais de 500 expositores e 1.200 marcas.
Mais uma vez, a ABNC marcou presença reunindo associados em um stand coletivo no evento, repetindo a estratégia bem-sucedida adotada em edições anteriores. A ideia de um stand conjunto surgiu a partir de dois fundamentos: economizar custos — que as empresas teriam com aluguel individual — e concentrar em um único ponto produtos que, em geral, são comercializados juntos. Assim, os visitantes que passaram pelo stand tiveram uma experiência completa no que há de melhor em castanhas, nozes e macadâmia.
A versatilidade dos produtos foi bastante destacada pelos visitantes. O professor do curso de Gastronomia na Universidade Mackenzie, Maurício Lopes, afirma que a busca por castanhas e nozes na Naturaltech foi para fins pessoais, apesar de ele destacar ter conhecimento dos ingredientes graças à sua área de atuação. “Na gastronomia usamos muito os ingredientes vistos no stand da ABNC. São destaque na cozinha fria, quente e também na confeitaria. Castanhas, nozes e macadâmia são cruciais para alguns pratos”, enfatizou.
Além de mencionar a utilização desses produtos na culinária, o professor fez questão de destacar a mudança no comportamento de consumo da sociedade, que tem dado mais atenção a produtos vindos da fazenda e que possuem caráter sustentável. “As pessoas querem cada vez mais o natural e o orgânico”, concluiu.
A ABNC participou ainda de um painel na Arena do evento. O presidente José Eduardo Camargo foi o mediador. O tema central foi “O que a COP 30 tem a ver com a produção brasileira de alimentos.” Entre os palestrantes, Gustavo Spadotti, chefe geral da Embrapa Territorial; Renato Cassula, sócio proprietário da Oasis Super Fruits Orgânicas; e Renata Higashi, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Bimbo Brasil.
No último dia da Naturaltech, também foi realizada a palestra “A vida é uma barra e nem tudo é pistache. As nuts nutrem o corpo e a alma”, com mediação de Edson Ortiz, da Divinut. Participaram como palestrantes Danilson Charro, CEO da Mixnutri, e Marina Andrade, nutricionista da Nutry. Foram destacados os inúmeros benefícios nutricionais das nuts produzidas no Brasil, com participação ativa da plateia, que trouxe questionamentos relevantes, especialmente de profissionais da área de nutrição.