Search
Close this search box.

“O desafio da minha cozinha é simplificar o sofisticado e sofisticar o simples” diz Alberto Landgraf

O chef do premiado Oteque e do novíssimo Bossa, em Londres, garantiu que o sal é o principal segredo de sua cozinha

Chef do Oteque, melhor restaurante contemporâneo do Rio Gastronomia 2023 , o também premiado Alberto Landgraf (eleito o chef do ano na edição de 2022) acredita que a sofisticação está em oferecer o simples com o máximo de sabor e o que é considerado sofisticado de forma simples, direta. A casa ocupa o 47° lugar no prestigiado ranking The World 50best Restaurant e é o 12° na lista dos melhores restaurantes da América Latina.

– É o nosso principal desafio e o que nos motiva a continuar oferecendo os melhores insumos com as técnicas que elevem os ingredientes ao seu melhor momento – contou ele, que abriu em maio seu primeiro restaurante fora do Brasil. O Bossa foi inaugurado em maio, em Londres, na Inglaterra.

Segundo ele, o principal segredo de suas cozinhas é o sal. Em ambos os restaurantes, o chef usa um sal marinho de alta qualidade que ajuda a realçar o sabor dos alimentos sem deixar retrogosto ou amargor.

Para demonstrar na prática, Landgraf e o tournant chef Eduardo Massa prepararam um creme de aipim com foie gras e serviram uma barriga de atum bluefin com creme de castanha de caju e ovas, ambos pratos presentes no atual menu do Oteque, em Botafogo (R$ 735 + serviço), durante a aula no Auditório Sesc | Senac.

Ao final da aula, antes de presentear o público com bonés do restaurante carioca, Landgraf abriu espaço para perguntas e respondeu o que acha sobre a importância de levar a gastronomia brasileira para fora do país:

– O mais importante é que acreditemos em nossa própria gastronomia, que valorizemos o trabalho no Brasil antes de pensar em exportar. A visibilidade atualmente está muito na Ásia, que tem valores melhores e ótima hospitalidade. Acredito que a realização do 50best Restaurant no Rio de Janeiro, no fim do ano, vai atrair olhares importantes para a cozinha brasileira.

Realizado pelo jornal O GLOBO, o Rio Gastronomia 2023 tem apresentação de Sesc RJ e Senac RJ; tem a Cidade do Rio de Janeiro como cidade anfitriã através da Prefeitura do Rio; patrocínio master Santander, Naturgy e Claro; patrocínio de Stella Artois e Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) através de Lei Estadual de Incentivo à Cultura; apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Pepsi, Chandon, Água Pouso Alto, Incrível, Colégio pH, Garrafaria, Président, Prezunic e Adria; participação de Andorinha, Limppano, Musquée, Granado, Drogaria Venancio, Stanley, Arpo Gin, Jim Beam, Star+, Chevrolet, Frescatto e Getnet; Shopping Oficial Rio Sul; Hotel Oficial Fairmont Rio; Rádio Oficial CBN e parceria do SindRio.

Translate »