Durante a Reunião Plenária que aconteceu no dia 24 de abril, foi apresentado por Francinei Santos, do SEBRAE Acre, a idealização para a criação do Dia Estadual da Castanha do Brasil e ao longo das conversas sobre o tema, surgiu a oportunidade para a ABNC fazer parte do projeto e então ser criado o dia Nacional da Castanha do Brasil.
Francinei também explicou que no bioma amazônico há um ponto de colheita que varia, normalmente, entre outubro e março, sendo seu ápice em fevereiro. “Em fevereiro do ano que vem vai ser realizado, com o apoio do governo e iniciativa privada, o primeiro Festival da Castanha do Brasil. Com isso, a um pequeno indicativo de que a data para celebrar no estado será o dia primeiro de fevereiro para assim já começar o mês celebrando”, explica.
O representante do SEBRAE Acre também acrescentou a sua apresentação que com a força que a ABNC, o diálogo para que seja criado o dia ganhe mais força e seja discutido entre os outros estados.
“Fica como proposta, claro que precisamos ouvir os estados, será um longo caminho, daqui a pouco chegamos a uma câmara federal, mas uma proposta dessa chancelada pelos estados que compõem o bioma amazônico brasileiro juntamente com a ABNC, nos deixa muito legítimos de chegar a um cenário nacional”, finaliza.