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Benefícios dos Lácteos Híbridos

💪🏻 Saúde: potencial de cálcio, potássio e aminoácidos essenciais dos lácteos. Fibras, proteínas, vitaminas e minerais das plantas.
🌲 Sustentabilidade: contribuição para a sustentabilidade, preservação da Floresta Amazônica e outros biomas, além de uma cadeia leiteira mais verde.
🤝 Flexibilidade na dieta: a combinação incorpora alimentos plant-based facilitando a transição para uma dieta mais sustentável.

A persona/shopper ainda está sendo encontrada e definida, porém os adopters são mais os amantes de laticínios que querem tomar decisões mais conscientes em saúde e sustentabilidade.

📊 Dados 2022:
Consumo per capita de leite fluido no Brasil: 167 a 176 litros/ano/pessoa.
Consumo de lácteos por grupo de produtos:
– Queijo: 53,3%
– Leite: 18,8%
– Bebida láctea: 11,9%
– Iogurte: 7,6%
– Outros: 8,3%
**Aumento de consumo de lácteos em 2,4% entre idosos. (Fonte: Abraleite)

Parte do segredo de longevidade dos amazônidas ribeirinhos é a bebida energética diária que inclui leite, pó de guaraná de maués, marapuama e castanha do Brasil. 🌳 A castanha do Brasil é a maior fonte de selênio natural do mundo, e consumir seus produtos é uma forma eficaz de preservar a Floresta Amazônica.

💡Oportunidades de Mercado:
– Até 2030, 25% da população brasileira será 60+.🧓 EUA, China, Índia, Japão somam como maiores populações.
– Flexitarianos: 28% dos brasileiros já se definem como flexitarianos, buscando reduzir, sem excluir por completo, o consumo de carnes e laticínios. (2022).

A Cruzília lançou recentemente o queijo especial santo casamenteiro com nozes e damasco, combinando tradição e inovação.

A Kerry lançou a marca Smug Dairy um blend de leite e aveia tentando ressegmentar a categoria de laticínios na Europa.

💼 Conclusão:
A pesquisa “O Consumidor Brasileiro e o Mercado Plant-Based 2022” (GFI Brasil) mostrou que os flexitarianos são o principal público-alvo da indústria de proteínas alternativas vegetais. Isso é um insight valioso para o marketing e inovação de lácteos: temos um enorme potencial para agregar valor aos nossos produtos e exportar.

🔍 Precisamos de posicionamento e branding fortes para explorar essa oportunidade e liderar no cenário global.

Essa é uma oportunidade para fortalecer o branding do Brasil, as cadeias de leite, nozes e castanhas, e inovar no mercado de lácteos! 🚀

Por: Maurílio Santos Jr – Head de Inovação & Marketing I Gerente de Marketing I Branding I Diretor FIESP I Gestão de Produtos I Gestão da Inovação I Planejamento Estratégico I Consultor I Bens de Consumo I Alimentos I Agro I ESG

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