Search
Close this search box.

Estudo sobre o consumo da macadamia

Journal of Nutritional Science publicou recentemente um estudo que mostrou que o consumo de macadâmia não leva ao ganho de peso e pode ter outros benefícios positivos nos fatores de risco cardiometabólicos para adultos com sobrepeso e obesos.

O estudo MAC (Macadamia Nut Effects on Adiposity and Cardiovascular Risk Factors) foi um estudo randomizado cruzado liderado pela Dra. Joan Sabaté e conduzido por pesquisadores da Loma Linda University nos EUA que teve como objetivo analisar como o consumo de macadâmia afeta o peso corporal, a circunferência da cintura e outros fatores de risco cardiometabólicos. O estudo foi composto por 35 indivíduos com idade entre 40 e 75 anos e índice de massa corporal entre 25 e 39, circunferência da cintura maior que 102 cm para homens e 89 cm para mulheres e um fator de risco cardiometabólico adicional.

Os participantes foram aleatoriamente designados para dois grupos. Um grupo foi instruído a consumir nozes de macadâmia diariamente por um total de 8 semanas, representando 15% de sua energia total. Então, após um período de “lavagem” de 2 semanas, eles retornaram à sua dieta normal por mais 8 semanas. O outro grupo consumiu sua dieta normal durante a primeira fase e mudou para a dieta de macadâmia durante a segunda fase. Os pesquisadores então avaliaram os fatores de risco cardiometabólicos usando análises estatísticas.

Os resultados mostraram que o consumo de macadâmias não levou a alterações na circunferência da cintura, massa corporal ou percentual de gordura corporal. Além disso, em comparação com a dieta de controle, o consumo de macadâmias levou a uma redução do colesterol total, colesterol LDL (“ruim”) e reduções no peso médio e no índice de massa corporal, embora estes não tenham sido estatisticamente significativos.

O pesquisador principal, Dr. Joan Sabaté, discutiu o estudo dizendo: “O ganho de peso é um grande problema de saúde pública e uma questão de preocupação para muitos indivíduos. Nosso estudo de macadâmia com participantes de vida livre mostrou que incluir uma a duas porções de macadâmia em suas dietas diárias não resulta em ganho de peso”.

O estudo foi financiado pela indústria global de macadâmia. A chamada foi coordenada pelo Conselho Internacional de Nozes e Frutos Secos (INC) com o apoio do Fórum Mundial INC para Pesquisa e Divulgação em Nutrição.

Junte-se a nós

Inscreva-se para se tornar um membro do INC e descubra os benefícios de ser membro do INC. Ou assine e tenha acesso à nossa revista, boletins do setor e diretório do setor

Translate »